segunda-feira, 29 de março de 2010

Brownie de chocolate Valrhona

Bolo de chocolate é provavelmente a mais antiga lembrança gastronômica que as pessoas tenham em mente. Afinal, que criança não abre um sorriso e se lambuza com um macio, molhado e suculento bolo de chocolate??

Com o passar do tempo, porém, o nosso paladar muda. O meu, pelo menos, mudou bastante.

Já não sou mais uma chocólatra desvairada, capaz de devorar uma barra de chocolate ao leite enquanto vejo televisão. Atualmente, um pequeno quadradinho de chocolate ao leite já me deixa sedenta por um copo d'água, tamanha a doçura (para não dizer também gordura) nele contida.

Com o tempo (e algumas leituras), a gente aprende que quanto maior a quantidade de cacau contida no chocolate, melhor a sua qualidade e maior o seu amargor. Ok, ok... tem gente que diz que “de amarga já basta a vida”. Mas, sinceramente, minha vida não é amarga e eu sempre terei espaço nela para colocar um tantinho de amargo se ele se chamar Valrhona.

Eu não conhecia Valrhona até ano passado. Estava vendo um programa do Jamie Oliver na TV e ele resolveu fazer um tiramisú daqueles de babar. Mas o que me chamou mesmo a atenção foi a loja de chocolates onde ele foi comprar os ingredientes: The Chocolate Society, em Londres. Como eu estava com viagem marcada para Londres, corri para o computador e anotei o endereço.

A loja, localizada na Elizabeth Street, é uma graça, as atendentes são super atenciosas e simpáticas, e os chocolates... ah, os chocolates! Uma seleção infindável de Valrhonas para todos os gostos e, obviamente, bolsos! Como eu estava absurdamente indecisa sobre quais chocolates levar, as atendentes me deram uma aula básica sobre os “grand crus” da Valrhona e me convidaram para fazer uma degustação dos chocolates.

The Chocolate Society

Claro que eu terminei a degustação mais indecisa ainda, pois queria lev
ar todos para casa. No final das contas, optei por levar o Le Noir 61%, o Guanaja 70%, o Cacau em pó e uma caixinha de Iniciação aos Grand Crus.



Mas algo que não saiu da minha cabeça desde então foi o brownie que elas me deram para provar. Aquele brownie era diferente de todos os que eu já havia comido. Era amargo e doce na medida, molhado, denso, de uma forma que derretia na boca. Implorei pela receita, mas por mais simpátic
as que fossem as atendentes, não me deram de jeito nenhum.

Qual não foi a minha surpresa, porém, ao abrir o pacote do Le Noir 61% e encontrar dentro um livrinho com algumas receitas da École de Grand Chocolat da Valrhona. E lá estava, para a minha mais completa felicidade, a receita do brownie mais perfeito já feito, e que agora divido com vocês.


Antes da receita, uma pequena observação: não há foto do brownie porque simplesmente não deu tempo de tirá-la! Acabou tudo muito rápido e, quando me dei conta, já não
havia mais migalha para contar história. Assim que fizer de novo a receita, faço um update no post!

Brownie de Valrhona


Ingredientes:
  • 3 ovos
  • 115g de açúcar peneirado
  • 115g açúcar mascavo peneirado
  • 170g manteiga sem sal, em temperatura ambiente
  • 90g de Valrhona Le Noir 61%
  • 40g de farinha de trigo peneirada
  • 10g de cacau em pó Valrhona
  • Nozes picadas
Coloque o chocolate e a manteiga num bowl e derreta. Reserve. Numa batedeira, bata os ovos, o açúcar e o açúcar mascavo em velocidade média. Retire da batedeira e acrescente o chocolate derretido com manteiga. Misture com uma espátula. Adicione a farinha e o cacau em pó, misturando apenas até ficar homogêneo. Por fim, adicione as nozes picadas. Despeje em uma assadeira pequena (15cm x 23cm) forrada com papel manteiga e asse em forno pré-aquecido a 160ºC por aproximadamente 25min.

Ah, sim... se você quiser fazer o teste do palito, ele vai sair molhado, como todo brownie, ok?!?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário